IMG 20180426 WA0018

IMG 20180426 WA0010

 

S.Exª. o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Prof. José Mendes, participou dia 25 de Abril, em Paris, num evento de alto nível organizado pelo Ministro de Estado francês para a Transição Ecológica e Solidária, Nicolas Hulot, e pela sua respectiva Secretária de Estado, Brune Poirson, com o objectivo de reforçar a mobilização em torno da concretização dos compromissos do Acordo de Paris, dando assim seguimento ao One Planet Summit e preparando o caminho para a COP 24 em Katowice.

O evento, consistindo num almoço trabalho e numa mesa-redonda (moderada por Laurence Tubiana, Directora-Geral da “European Climate Foundation”), coincidiu com a realização da primeira reunião da Plataforma “2050 Pathways” (iniciativa lançada na COP22 para apoiar países sentido desenvolverem trajectórias longo prazo, resilientes e sustentáveis, de neutralidade emissões Gases Efeito Estufa - GEE) e foi aberto à participação da sociedade civil, incluindo empresas. Permitiu valorizar os esforços de liderança dos Estados-Membros UE mais empenhados em efectivamente alcançar os objectivos assumidos, nomeadamente quanto à limitação do aumento do aquecimento global. 

Portugal esteve em destaque neste evento, não só porque se fez representar nível político, mas também porque foi diversas vezes elogiado pela sua ambiciosa agenda climática. Foi nomeadamente realçado o facto de Portugal ter estado na origem da iniciativa de incluir, nas conclusões do Conselho Europeu de 22 Março passado, um apelo para que a Comissão apresente até ao 1º trimestre 2019, com vista à sua submissão em 2020, uma proposta de estratégia UE de redução das emissões dos Gases com Efeito de Estufa até 2050. Foi igualmente enaltecido o investimento de Portugal nas renováveis, mencionando-se que o consumo de electricidade no País foi assegurado na íntegra por fontes renováveis durante vários dias em Março passado (com uma produção que até excedeu o consumo). Para além disso, foi realçado o papel de S.Exª. o Secretário de Estado como Presidente da Aliança para a Descarbonização dos Transportes (TDA).

 

  • Partilhe