Mais notícias Notícias
- Detalhes
A 27 de janeiro de 1945, foi libertado o campo de concentração de Auschwitz, local que se tornou o símbolo do genocídio em massa de 6 milhões de judeus.
As Nações Unidas declararam 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com o objetivo de educar para a tolerância e a paz e combater o antissemitismo.
Leia aqui o Comunicado do Governo por ocasião deste Dia Internacional.
- Detalhes
S.Exa. o Embaixador José Augusto Duarte entregou no passado dia 13 de janeiro as Cartas que o acreditam junto do Presidente da República francesa enquanto Embaixador de Portugal em França.
Photo DR: Présidence de la République
- Detalhes
01 de janeiro de 2023
Muito boa noite.
Portugueses,
2023 pode vir a ser, no Mundo, na Europa e em Portugal, o ano mais importante até 2026, senão mesmo até 2030.
Há um ano, a pandemia parecia estar a converter-se em endemia.
Há um ano, a diplomacia parecia estar a vencer a guerra.
Há um ano, apesar dessas incertezas, acreditava-se que o Mundo e a Europa iam recuperar economicamente, normalizar o comércio internacional, controlar a subida dos preços, atenuar as desigualdades, retomar aquilo que parara em 2020 e 2021.
Há um ano, em Portugal, acreditava-se que o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), mais o Portugal 2030, mais o Portugal 2020, ou seja, os Fundos Europeus, somados ao turismo e ao investimento estrangeiro, já em alta, iriam fazer de 2022 o ano da viragem.
Há um ano, estava-se a um mês de saber, no nosso país, em que termos seria escolhido quem lideraria politicamente essa viragem.
Por outras palavras, 2022 parecia ir ser um ano de desconfinamento, de viragem, de esperança, no Mundo, na Europa e em Portugal.
E em Portugal, cabia aos Portugueses – com o seu voto – escolherem quem daria a voz a esse tempo de esperança, porque de desconfinamento e de viragem.
- Detalhes
Membro, por direito próprio, do mundo cultural francês, Linda de Suza era também parte integrante do panteão musical português, em cuja História se inspirou e cujos autores cantou. Alcançou em França um merecido sucesso comercial, cantando uma história de vida em que tantos se puderam rever e que em muito contribuiu para a afirmação da comunidade portuguesa no país que a acolheu e que se rendeu à sua voz e ao seu percurso. No momento do seu desaparecimento, presto, portanto, uma sentida homenagem a Linda de Suza, apresentando à Família enlutada, aos seus amigos e a todos aqueles que, tanto em França como em Portugal, beneficiaram da sua música e do seu talento, as minhas sinceras condolências.
José Augusto Duarte
Embaixador de Portugal
- Detalhes
Nesta quadra festiva, desejo a todos os portugueses que vivem em França os meus melhores votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo muito próspero, e que seja pontuado pela saúde e pela paz mas também pelo sucesso e progresso de Portugal, de França e da nossa comunidade que aqui trabalha.
José Augusto Duarte
Embaixador de Portugal em França