Mais notíciasNotícias

FASA Capa Post 1080 1080
Estão abertas as candidaturas para a primeira edição do FLAD Atlantic Security Award, numa parceria entre o Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Este prémio pretende distinguir duas propostas de elevado mérito científico dedicadas aos temas da Segurança e Defesa no Atlântico. 

Serão aceites candidaturas de investigadores doutorados de todas as nacionalidades, que deverão ser apresentadas até 30 de outubro de 2021, através do preenchimento do formulário disponibilizado no site da FLAD (www.flad.pt/flad-atlantic-security-award-40-mil-euros-para-promover-investigacao​).

Os projetos de investigação recebem um financiamento de 20 mil euros cada e serão desenvolvidos entre março e dezembro de 2022.

As propostas vencedoras serão anunciadas em janeiro de 2022, sendo que um dos prémios será preferencialmente atribuído a uma candidatura portuguesa. 

Consulte o regulamento na íntegra neste link

 

242642536 860152981371202 8884176655230003165 n

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a Sorbonne Université assinaram no dia 22 de setembro um Protocolo de Cooperação pelo qual se estabelece a criação, naquela importante instituição de ensino superior francesa, da Cátedra Paul Teyssier, assim homenageando este importante linguista, lusitanista e tradutor francês.

A criação da cátedra Paul Teyssier, a 56.ª cátedra do Camões I.P. no mundo, reforça a colaboração entre as duas instituições, que remonta a 1930, quando aí foi colocado o primeiro Leitor de Português. A cátedra Paul Teyssier vem apoiar e valorizar o papel pioneiro da Sorbonne na promoção dos estudos portugueses em França, que tiveram início em 1919, ano em que a universidade criou o primeiro curso de Língua e Literatura Portuguesa no país.

Nesta longa história, destaca-se o nome de Paul Teyssier, figura ilustre da Universidade Paris-Sorbonne, responsável pela criação do Departamento de Português e um investigador incansável da Língua Portuguesa. Uma referência e uma inspiração para uma cátedra q ue tem nos seus propósitos a dinamização de equipas multidisciplinares e de redes colaborativas de investigação em torno de circuitos culturais (tradução e estudos de receção), estudos históricos e pós-coloniais, bem como expressões textuais e visuais (literatura, artes plásticas, cinema), que constituem alguns dos seus eixos de investigação.

A cátedra Paul Teyssier será a sexta cátedra do Camões em França, juntando-se às Cátedras Lindley Cintra em Nanterre, Solange Parvaux em Paris, Sophia de Melo Breyner em Nantes, Sá de Miranda em Clermont-Ferrand e Eduardo Lourenço em Aix-Marseille. Alinha-se com a estratégia do Camões I.P. de associação da Língua Portuguesa à produção de ciência e de inovação, como elementos que contribuem de forma decisiva para a sua internacionalização e para a criação de valor para a língua.

A cerimónia de assinatura decorreu nos salões desta Embaixada na presença do Presidente do Camões I.P., João Ribeiro de Almeida, e do Reitor da Faculdade de Letras da Sorbonne, Alain Tallon, assim como do Embaixador de Portugal em Paris, da Coordenadora de Ensino de Português em França, do Diretor do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos da Sorbonne Université, do Diretor de Serviços da Língua do Camões I.P. e dos Leitores do Camões I.P. em França.

 S.Exa. o Embaixador Jorge Torres Pereira participou na inauguração de uma Lápide de Homenagem aos 349 portugueses que estiveram no Campo de de Gurs (64), perto de Pau, entre 1939 e 1940.

A instalação da placa e a organização da cerimónia, que teve lugar dia 12 de setembro, estiveram a cargo do Comité Aristides de Sousa Mendes de Bordeús em conjunto com a Delegação Regional da Nova Aquitânia da Liga dos Combatentes e da associação Terres de Mémoire(s) et de Luttes.

A cerimónia contou com a presença de S.Exa. a Senhora Secretária de Estado dos Antigos Combatentes, Dra. Catarina Sarmento Castro, bem como do Senhor Cônsul Geral de Portugal em Bordéus, Dr. Mário Gomes.

Fotos DR Carlos Pereira

Gurs 02 by Carlos Pereira

 

Gurs 12 by Carlos Pereira

Na próxima sexta-feira, dia 10 de setembro, S. Exa. o Embaixador Jorge Torres Pereira vai participar numa videoconferência organizada pela Maison de l'Europe de Lot-et-Garonne.

A conferência será difundida através da plataforma Zoom a partir das 18h00 e tem como tema "Portugal na União Europeia".

Para mais informações e inscrição siga página Facebook e envie um email para contact@maisoneurope47.eu

 

241080405 4222451874474818 7675551760733798531 n

Entre 13 e 17 de setembro de 2021, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da Summer School que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes.

Organizada pelo Turismo de Portugal e as suas Escolas de Hotelaria e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa, gratuita e online, visa proporcionar aos lusodescendentes residentes fora do país formas de melhor conhecerem as suas origens e descobrirem Portugal, apresentando oportunidades para estudar, trabalhar e investir no país. Participam, nesta edição, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão.

Cada participante pode optar por assistir às aulas em português ou em inglês. Contudo, mesmo nas aulas em língua inglesa haverá a introdução de vocabulário em português, potenciando o contacto dos lusodescendentes com a língua. O curso é composto por sessões diárias de duas horas em cada uma das línguas.

O programa da Summer School para Lusodescendentes inclui uma viagem pelo país, com destaque para os principais atrativos paisagísticos do litoral, interior e montanhas, em particular os trilhos e a natureza. A cultura e o património também terão uma atenção particular, nomeadamente a língua portuguesa e os monumentos classificados como património da UNESCO. Além destes, a gastronomia e o enoturismo estarão em destaque, com atividades de demonstração e produção de receitas das várias regiões.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “esta ação ajuda os jovens de origem portuguesa a conhecer melhor o nosso país e é certamente uma forma de os atrair a voltar, nomeadamente para estudar, e também um fator de disseminação da cultura e dos valores portugueses associados aos principais ativos turísticos”. A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, considera que “é muito importante que os lusodescendentes possam ter o contacto próximo com a grande diversidade geográfica e com a riqueza cultural do país que a Summer School proporciona. O aprofundamento deste contacto é essencial para que estes jovens, tão importantes para o futuro de Portugal, conheçam as potencialidades que este lhes oferece a nível académico, profissional ou de lazer”.

Alinhada com a dinâmica que o Turismo assume no quadro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Coesão Territorial, esta ação visa promover a valorização das competências e do emprego nas várias áreas de atividades do setor, dando a conhecer as oportunidades que existem em Portugal, dirigidas a uma nova geração, para prosseguir os estudos, criar uma carreira profissional ou investir no país. Cada uma das escolas criará um roteiro da região em que está implantada, com os seguintes destaques:

― Dia 13 | Região Norte - Escola do Porto • A Região Norte • A Cidade Invicta • O vinho do Porto • A gastronomia
― Dia 14 | Região Centro - Escola do Oeste • A Região Centro • As Caldas e Óbidos • A ginja de Óbidos • A gastronomia
― Dia 15 | Região Lisboa - Escola do Estoril • A Região de Lisboa • A Costa do Estoril • Os vinhos de Lisboa • A gastronomia
― Dia 16 | Região Alentejo - Escola de Portalegre • A Região Alentejo • A cidade de Portalegre • O vinho da talha • A gastronomia
― Dia 17 | Região Algarve - Escola de Portimão • A Região do Algarve • A cidade de Portimão • O melhor peixe • Os vinhos do Algarve • A gastronomia.

A edição de 2020 da Summer School, integrada num conjunto de medidas do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações e que se cruza com a estratégia de internacionalização do ensino português, contou com a participação de mais de 400 pessoas de diferentes partes do mundo. O sucesso da última edição conduziu à ambição de direcionar a Summer School para a diáspora portuguesa e para o seu enorme potencial.

As inscrições na Summer School estão disponíveis em https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=fAcB--sw0UekMPDq8o5DmHDpmaPdNFBnY0oCDwx3CpUNE5OTDNWN0VHR1pRMFJKWkwwNVpIMVc4QyQlQCN0PWcu&fbclid=IwAR05FFHdeGJvMdNelSnDdlw4vIOClC_emWssOocP5wKc0Si2bqRAzRYZ2gg 

240450198_843151596404674_2477623155765713531_n.jpg

Contactos

1, Rue de Noisiel
75116 Paris

(0033) 1 47 27 35 29
embaixada.paris@mne.pt
Facebook 

Mais informação

O que procura?

Redes sociais da Embaixada

2000px Facebook New Logo 2015.svg

twitter

 

Ensino Português em França

95354870 2705751999658288 3741162487593041920 n

 

Ligações institucionais

Logo Presidencia

 

logo rep portuguesa

 

MNE

 

recenseamento banner 339x86px

 

Assembleia

 

Ligações úteis

Logotipo Turismo de Portugal

 

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

Logotipo AICEP - Portugal Global

 

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas