Notícias

Mais notícias

Com a obra Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos, o lusodescendente Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, promovido pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e dirigido a lusodescendentes e a portugueses a residir no estrangeiro.

O júri do Prémio, composto por Luís Filipe Castro Mendes (presidente), Martina Matozzi e Paula Mendes, justifica a distinção do trabalho assinado por Cazarré «pela criatividade e capacidade de invenção dos seus contos, que estabelecem diálogos singulares com grandes obras da literatura de língua portuguesa, de modo sempre poético, mas também irreverente».

Neto de portugueses naturais de Cinfães, Paulo Cazarré nasceu, em 1953, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, é jornalista e autor de mais de 40 livros, entre coletâneas de contos (Enfeitiçados Todos Nós, A Arte Excêntrica dos Goleiros, Exercícios Espirituais para Insônia e Incerteza e Noturnos do Amor e da Morte), romances (A Longa Migração do Temível Tubarão Branco, Kzar Alexander, o Louco de Pelotas e O Soldado amarelo) e novelas juvenis (A Guerra do Lanche, Nadando contra a Morte, A Fabulosa Morte do Professor de Português e Amor e Guerra em Canudos).

O Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes, prestando, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.

Além do valor pecuniário, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro contempla ainda a publicação da obra vencedora pela Imprensa Nacional, a chancela editorial da INCM.

Fonte:Portal Diplomático

 

CURSOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Português para Estrangeiros, nível A1 (Básico)

Português para Estrangeiros, nível A1 (Premium)

Português para Estrangeiros, nível A2 (Básico)

Português para Estrangeiros, nível A2 (Premium)

Português para Estrangeiros, nível B1 (Básico)

Português para Estrangeiros, nível B1 (Premium)

Português para Estrangeiros, nível B2 (Básico)

Português para Estrangeiros, nível B2 (Premium)

Português para Estrangeiros, nível C1 (Básico)

Português para Estrangeiros, nível C1 (Premium)

Português para Hispanofalantes, nível A1/A2

 

CURSOS DE PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS

Português para Negócios

Introdução ao Português Jurídico

Português para Hotelaria

Português Língua Estrangeira para Fins Específicos Médicos

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Didática do Português Língua de Herança

Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

Competências e Ferramentas Digitais no Ensino das Linguas

A Gamificação e o Escape Room Educativo no Ensino das Linguas

Bilinguismo e Educação Bilingue

Do Presencial ao Online

 

CULTURA

Subalternidades no Atlântico Sul

Memórias do Fim do Império

Música e Sociedade em Portugal no séc. XX (e séc. XXI)

 

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

 

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Boa Governação, Cidadania e Direitos Humanos

Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

 

 

Para informações complementares consulte  instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia

 

A Embaixada de Portugal em Paris informa da abertura de um procedimento concursal para o preenchimento de uma vaga de assistente de residência (mordomo).

 

O aviso de abertura pode ser consultado aqui.

No quadro das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Embaixada de Portugal em França organizará, em parceria com a revista “Le Grand Continent”, um ciclo de conferências em diversas cidades francesas.

 

A primeira decorrerá em Lyon, no dia 11 de janeiro, e abordará o impacto global da Revolução e o contexto internacional em que esta teve lugar, a guerra colonial e o contributo da mesma para a revolução portuguesa, bem como o seu efeito nos processos de independência. Sob o título “50 ans après : les répercussions mondiales de la Révolution des œillets”, a conferência será aberta pelo Embaixador de Portugal em França e contará com as intervenções de:

  • Ungulani Ba Ka Khosa, escritor e historiador, cofundador da revista literária Charrua, vice-diretor do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique, diretor do Instituto Nacional do Livro e dos Registos e secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos;
  • Francisca Van Dunem, antiga Ministra da Justiça de Portugal;
  • Yves Léonard, historiador, autor de inúmeras obras, incluindo uma História da Nação Portuguesa (Tallandier, 2022) e uma biografia de Salazar (Edições 70/ Grupo Almedina, 2023; a publicar pela Perrin em 2024);
  • Hélder Vaz, Embaixador da Guiné-Bissau junto do Reino da Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega, e Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da União Europeia. Antigo candidato às eleições Presidenciais da Guiné-Bissau.

 

A conferência decorrerá das 11h às 12h30, no dia 11 de janeiro de 2024, na Maison internationale des langues et des cultures, 35 rue Raulin, 69007 Lyon.

 

Com entrada livre, a inscrição na conferência poderá ser feita no seguinte link: https://www.eventbrite.fr/e/billets-50-ans-apres-les-repercussions-mondiales-de-la-revolution-des-illets-775912113017?aff=oddtdtcreator

ENCONTROS PNAID 2023

Apresentação do programa

Começou a contagem decrescente para o arranque do acontecimento maior que reflete a importância da economia da diáspora portuguesa.

Programa e Inscrições já disponíveis em www.encontrosdiaspora.pt   

Os ENCONTROS PNAID 2023 decorrem de 14 a 16 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo e constituem um farol para as centenas de empresários portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal. Mas também para as empresas nacionais interessadas em internacionalizar o seu negócio através das redes da diáspora portuguesa.

Este é um momento privilegiado para ficar a conhecer as políticas, os programas, as prioridades e as oportunidades de investimento em Portugal, com um foco particular na valorização dos territórios de baixa densidade, os ENCONTROS PNAID 2023 terão a decorrer simultaneamente à agenda oficial de trabalhos um riquíssimo programa de atividades paralelas.

Em destaque estarão a “Economia Azul, Energias Renováveis e Sustentabilidade” e as “Indústrias Criativas e Agenda Cultural, Património e Ciência”, abordando igualmente as restantes atividades económicas. Contará com várias sessões de esclarecimento sobre apoios e incentivos ao investimento empresarial, sessões técnicas multitemáticas (masterclasses) e ainda dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios. 

Além dos espaços “Ecossistema Empreendedor" e "Territórios.pt", com exposição e reuniões individuais, a jornada de três dias acolherá ainda uma Galeria de "Investidores da diáspora", uma Mostra de produtos endógenos inovadores e o Espaço "Artes & Letras" (com obras literárias da diáspora em destaque).

 

Iniciativa do Governo português, no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora, coordenado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a edição de 2023 dos ENCONTROS PNAID são organizados pelo Município de Viana do Castelo, em parceria com a Comunidade intermunicipal do Alto Minho e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia em www.encontrosdiaspora.pt   

 

<

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/y6pVCPuProE?si=emcFNOkWbt-kwGbR para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

>

Consulte o Programa Encontros PNAID 2023 aqui

Contactos

1, Rue de Noisiel
75116 Paris

(0033) 1 47 27 35 29
embaixada.paris@mne.pt
Facebook 

Mais informação

O que procura?

Redes sociais da Embaixada

2000px Facebook New Logo 2015.svg

twitter

 

Ensino Português em França

95354870 2705751999658288 3741162487593041920 n

 

Ligações institucionais

Logo Presidencia

 

logo rep portuguesa

 

MNE

 

recenseamento banner 339x86px

 

Assembleia

 

Ligações úteis

Logotipo Turismo de Portugal

 

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

Logotipo AICEP - Portugal Global

 

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas